Blog elaborado por :

Camilla Perdigão, Fernanda Camacho, Jéssica Akemi e Stela Carvalho

03/11/2010

O que é?

A fisioterapia dermato-funcional é uma área da fisioterapia que tem como objetivo a reabilitação dos indivíduos na sua atividade funcional, visando o equilíbrio da saúde e a qualidade de vida.
A atuação do fisioterapeuta tem enorme contribuição para a reabilitação, prevenção e aceleramento do tempo de recuperação do paciente queimado e seu tempo de internação.
(Ferreira 2003).

Objetivos e Benefícios


O fisioterapeuta realiza condutas com o objetivo: Obter uma ferida de queimadura limpa; Manter a amplitude de movimento e a mobilidade; Reduzir o edema; Manter a força e a resistência muscular ;Impedir complicações e reduzir as contraturas cicatriciais; Manter adequada função respiratória e cardiovascular.
Tem como benefícios: Proporcionar o retorno o mais rápido possível às atividades de vida diárias com independência; e ajudar o paciente a retornar a uma vida ativa dentro da sociedade.

Fisioterapia na Reabilitação de Pacientes Queimados


Na queimadura, a fisioterapia exerce um papel preventivo, caso seja iniciada precocemente. Caso contrário, o paciente poderá desenvolver seqüelas, principalmente pela imobilização ou pela posição antálgica que exerce. Quanto mais precoce for iniciada a fisioterapia, melhores serão os resultados futuros.
São realizados alongamentos, e estiramento da pele. E as vezes exercicios de pneumo- respiratórios.
O ideal é que se realize um programa de fisioterapia intensivo, ou seja, diariamente e se possível duas vezes ao dia durante a internação, e uma vez ao dia após a alta hospitalar.
A atuação do fisioterapeuta tem enorme contribuição para a reabilitação, à prevenção e aceleramento do tempo de recuperação do paciente queimado e seu tempo de internação.
É importante ressaltar que a recuperação do paciente queimado depende, acima de tudo, do seu desejo de superar suas limitações, de enfrentar seu sofrimento e, principalmente, da sua vontade de viver, pois é preciso acreditar que nada é superior à nossa própria vontade de vencer.
 (Ferreira 2003).(GOMES et al, 2001apud Ferreira 2003).Sullivan & Schmitz (1993)